Recomendação | Internacionalizando o amor entre garotas: cinco obras não-japonesas que valem a pena conferir

topowide
Esse texto foi originalmente postado em 26 de setembro de 2016
O trocadilho do título é péssimo, eu sei, mas não pude deixar de chamar a atenção para o fato de que o GL (Girls’ Love), gênero dedicado para obras que apresentem desenvolvimento romântico entre duas garotas, têm deslanchado no cenário internacional.
Dentro da indústria dos animes e mangás, para a nossa tristeza, a realidade é que o GL pode ser considerado praticamente um nicho de mercado – é pequeno, não possui muito investimento e ainda é preenchido por clichês e estereótipos, conforme discutimos nesse artigo aqui. São poucos os títulos que conseguem serialização em revistas e realmente fazem sucesso a ponto de ganhar um anime, por exemplo – eu poderia citar Girl Friends e Citrus (o primeiro tido como um marco do gênero e o segundo uma obra popular recente) que, apesar do sucesso, nunca receberam uma adaptação para as TVs.
Grande parte do material que encontramos nesse gênero é fruto de doujinshis (trabalhos feitos por fãs de determinadas obras ou artistas independentes) e o acesso a eles é muito restrito, pois dependemos de pessoas que frequentem as convenções (especialmente a Comiket) para comprá-los e escaneá-los, além de equipes de scanlators que estejam interessadas nos projetos para fazer a limpeza, traduzi-los e compartilhá-los conosco. Tudo isso contribui para que o espaço do GL seja limitado e consequentemente não encontremos muitas obras diferenciadas por aí. Sim, é realmente terrível. Por outro lado, não quero que vocês, caros leitores, percam a esperança no gênero, pois trago boas notícias com esse post!
Não sei se é do conhecimento de vocês, mas histórias em quadrinhos publicadas na internet têm se tornado uma espécie de hit nos últimos tempos (a tecnologia é uma coisa incrível!) e graças a isso fomos capazes de reduzir algumas das nossas limitações. Nesse sentido, quero apresentá-los a uma plataforma chamada Lezhin Comics.
Até pouco tempo atrás, a Lezhin Comics era uma plataforma que publicava exclusivamente histórias em quadrinhos coreanas (manhwas) e o único idioma no qual elas eram disponibilizadas era o coreano. No entanto, eles perceberam que tais histórias estavam fazendo sucesso com muita gente fora da Coréia (a maioria levada por scanlators, provavelmente) e decidiram inovar, criando uma plataforma igual, só que em inglês. Diferentemente do coreano, o inglês é uma língua considerada universal e com isso as histórias começaram a se espalhar rapidamente pela web, quase como um incêndio fora de controle, e é aí que eu queria chegar.
Graças a plataformas como a Lezhin Comics, vários artistas estão tendo a oportunidade de divulgar suas histórias em uma língua universal, e isso inclui contribuições para o GL. Venho através desse post, portanto, indicar obras de GL que podem ser encontradas nessas plataformas e que fogem dos clichês e estereótipos que estamos tão acostumados a encontrar no gênero. Digam adeus para as menininhas fofinhas do ensino fundamental e médio que dão mil voltas até aceitarem que gostam de meninas e digam olá para o mundo adulto das relações entre mulheres!

What Does The Fox Say?

Gênero: Romance, GL
Autoria: Team Gaji
Classificação: +18

Capítulos: 58
Status: Em lançamento (novos capítulos saem nos dias 8, 18 e 28 de cada mês)
Sinopse: Seongji é contratada para trabalhar em uma empresa desenvolvedora de jogos para dispositivos móveis chamada Hello Studio. Na multidão, uma pessoa se destaca. Direta, alguém que não tolera tolices e dona de um pavio curto, mas que ocasionalmente pode ser vista como donzela – lá está Sumin, a gerente da equipe. Uma arte encantadora e um plot twist chocante!

Disponível em: Clique aqui. O prólogo e o primeiro capítulo são gratuitos. Para ter acesso legal aos outros capítulos é preciso se registrar na plataforma e comprar as moedas utilizadas para destrancar os seguintes. Quem puder, recomendo que contribua com o autor; quem não puder, certamente há scanlators brasileiros publicando o manhwa em português por aí.

Comentários: estejam preparados para encarar uma ride muito louca, cheia de drama, sexo hardcore e plot twists. Vocês vão se apaixonar pelas personagens, depois odiá-las, e aí vão amá-las novamente, e depois se frustrar, e gostar mais um pouco… E por aí vai.

 

Pulse

Gênero: Romance, GL
Autoria: Ratana Satis
Classificação: +18
Capítulos: 26
Status: Em lançamento (capítulos novos às sextas-feiras)

Sinopse: Mel, uma renomada cirurgiã cardiovascular, vive uma vida sem preocupações na qual o sexo é apenas uma ferramenta para diversão em vez de uma demonstração de afeto. Então, ela conhece uma pessoa que vira sua visão sobre a vida e o amor de cabeça para baixo. Essa história é sobre duas pessoas que se conhecem com expectativas mínimas, mas que logo se cativam por uma relação que muda tudo sobre elas mesmas.
Disponível emClique aqui. Os dois primeiros capítulos são gratuitos, assim como os especiais. O resto segue o mesmo esquema de WDTFS.
Comentários: a autora tem alguns problemas de escrita (nem sempre o desenvolvimento é dos melhores e o ritmo é meio apressado às vezes), mas no geral é uma boa obra e a beleza da arte com certeza é um ponto a se destacar. É impossível não se encantar com as personagens.

The Love Doctor

Gênero: Romance, GL
Autoria: Chamsae (história) e Bansook (arte)
Classificação: +14
Capítulos: 22
Status: Em lançamento (capítulos novos às terças-feiras)

Sinopse: Jung Erae não faz a menor ideia de como lidar com relacionamentos ou homens, a ponto de ela afastar todo homem que tente se aproximar dela. Desesperada, ela procura ajuda e acaba entrando em contato com a médica do amor, Cha Yoon. No entanto, Erae começa a desenvolver novos sentimentos em relação a essa “médica”. 
Disponível em: Clique aqui. Os dois primeiros capítulos são gratuitos.
Comentários:  Essa é uma historinha pra aquecer o coração e se divertir com a ingenuidade da Jung Erae.

My Girlfriend’s Ex-Boyfriend

Gênero: Romance, GL
Autoria: Shinb
Classificação: +16
Capítulos: 08

Status: Em lançamento (capítulos novos às sextas-feiras)
Sinopse: Eu nunca tive curiosidade para conhecer o passado da minha namorada… até aquele incidente! Agora estou morrendo de curiosidade! Quem é esse ex-namorado? Por que ele age de forma tão amigável? O que aconteceu entre eles no passado?! Com certeza não é o seu típico triângulo amoroso. 
Disponível em: Clique aqui. Os dois primeiros capítulos são gratuitos.
Comentários: confesso que comecei a ler sem expectativa nenhuma e ainda não sei bem o que esperar, mas pelo menos é divertido.  

 

Fluttering Feelings
1f5cc5c5acb820b12d752af8ade940ce

Gênero: Cotidiano, Romance, GL
Autoria: Ssamba
Classificação: Livre
Capítulos: 68
Status: Em hiato (a autora está batalhando câncer </3)

Sinopse (Kanojo Ni Kisu): A história segue a vida de duas estudantes da Universidade de Negócios, a ordinária, ligeiramente imatura, Kim No-Rae e a lindamente cativante Baek Seol-A, bem como os seus amigos e familiares. Uma história cotidiana mostrando as lutas diárias e a amizade em construção da Seol-A e No-Rae. As duas jovens se tornam cada vez mais próximas até que ambas têm de lutar com o que o relacionamento delas realmente é. 
Disponível em: Clique aqui. Corre que é de graça!
Comentários: o desenvolvimento é lento, mas a história é muito bem escrita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s