Esse texto foi originalmente publicado em 23 de agosto de 2017
Ter que escrever sobre racismo hoje em dia é uma coisa estranha, pois sempre aparece alguém para dizer que racismo não existe mais e invalidar as reivindicações sociais. Entretanto, basta uma pessoa reclamar da falta de diversidade em alguma série que aparecem várias outras falando “ah, mas vai assistir as séries x, y e z que lá tem gente negra”. Não irei discutir aqui se o que ele falou está certo ou não. O fato é que muitas pessoas ainda tentam invalidar a nossa luta com respostas desse tipo:
![]() |
Clique para ampliar |
O foco do blog é animes, mangás e cultura japonesa, mas acho que vale a pena abrir um pouco o espaço para falar de um filme: a adaptação de Death Note realizada pela Netflix, já que o anime/mangá é o xodozinho de muita gente. A produção, que irá ao ar no dia 25 de agosto deste ano no serviço de streaming, está chamando muita atenção dos otakus pelo fato de não ser uma totalmente fiel à original.
Quero deixar claro que concordo com algumas das questões levantadas pelo público, principalmente em relação a alguns personagens terem, aparentemente, perdido algumas de suas principais características (como o L não ser mais o cara que fica dentro de um local escondido, para não ser identificado). O personagem, interpretado por Keith Stanfield, parece ativo e vai para o meio da ação.
O que me deixa incomodado é que muitas pessoas reclamaram do fato do personagem ser negro. A produção da Netflix é uma adaptação da obra – a história não ocorre mais no Japão e sim nos Estados Unidos, onde cerca de 12,6% da população é negra. Portanto, é de se esperar que alguns personagens dessa nova adaptação sejam negros.
Além disso, uma grande parcela da população carcerária dos EUA é negra (cerca de cinco vezes mais que os brancos), por isso é muito bom que um personagem negro lute contra essa forma de justiça (feita pelo Light) que não é democrática.
E também, já que as pessoas reclamam tanto de um personagem negro no filme, por que não reclamaram dos outros personagens serem brancos e não asiáticos?
Deixando um pouco de lado agora a série da Netflix, vamos focar no tema principal do blog: animes e mangás.
Antes de tudo, não adianta falar coisas como “ah, mas é o Japão, é a cultura deles, eles fazem as coisas pra eles mesmos”. Há anos que o Japão exporta animes, mangás, light novels para outros países. Agora, com os serviços de streaming (Crunchyroll, Netflix, entre outros), essa exportação só tende a aumentar. Algumas semanas atrás, a Netflix anunciou vários animes que irão fazer parte da plataforma.
O Japão é um país onde a miscigenação não é muito grande. Há poucos negros, comparado ao Brasil, por exemplo. Por isso, é comum a falta de personagens negros nos animes que se passam no Japão. Porém, quando o anime se passa fora, ou em até um universo da fantasia, existe um processo de embranquecimento ou uma representação caricata de personagens negros.
Um grande exemplo disso é uma das minhas séries favoritas, One Piece, que se passa em um universo fictício e mesmo assim quase não vemos personagens negros. O Oda é especialista em criar 999999 novos personagens, mas é difícil encontrar negros entre eles.
![]() |
E de vez em quando a gente encontra desse jeito |
Mas antes que queiram jogar pedras em mim, conheço o Usopp e sei que ele é um ótimo personagem. Mas o que estou querendo levantar aqui é que temos poucos personagens negros em papéis principais. Muitos morrem em um arco, um episódio.
Em Sailor Moon temos a Setsuna Meiou, a Sailor Pluto, que no mangá tem o tom de pele nitidamente mais escuro, porém no anime ela aparece com o tom de pele mais claro. Você pode ler mais sobre isso clicando aqui.
Outros exemplos são os personagens Mr. Popo de Dragon Ball Z e a Jynx de Pokemon com sua pele muito escura e os lábios super grossos. Claro que existem bons exemplos de personagens negros como a Yoruichi de Bleach. No entanto, se você parar para pensar nos animes que têm personagens negros como protagonistas, vilões, mocinhos, quantos surgem na sua cabeça? Agora personagens negros que não reforcem o estereótipo da black face ou outras representações pejorativas, quantos você consegue pensar? É difícil, né?
E quando a gente para pra pensar nas mulheres negras, essa diferença fica ainda mais evidente. Faça essa reflexão não só com animes/mangás – pense também nos personagens negros dos livros, séries, filmes, quadrinhos e depois compare com a quantidade de personagens não-negros nessas mesmas mídias e pense “será mesmo que estão exagerando quando reclamam da falta de representatividade?”.
Antes de finalizar, vou deixar aqui alguns personagens negros importantes.
![]() |
Michiko Malandro, de Michiko to Hatchin |
![]() |
Yoruichi, de Bleach |
![]() |
Ed, de Cowboy Bepop |
Bem, espero que o texto deixe vocês pensando um pouco sobre a retratação de personagens negros nos animes e o quão importante é falar sobre isso.
NELLIS, Ashley. The Color of Justice: Racial and Ethnic Disparity in State Prisons. Sentencing Project. Disponível em: <http://www.sentencingproject.org/publications/color-of-justice-racial-and-ethnic-disparity-in-state-prisons/> Acesso em: 22 de ago. de 2017
Poderia acrescentar o Guts de berserk, nas pinturas do miura ele é negão vei
E nos animes ele é branco
E quando é pra falar do L branco que fica negro “não pode fugir do mangá/anime, se ele é branco no mangá/anime ele tem q ser branco no filme” mas nunca ouvi nem vi alguém reclamando de terem feito o guts branco nos animes
E fica ai minha reclamação
CurtirCurtir
*corrigindo* nas pinturas do mangá, nas artes que o kentaro miura faz
CurtirCurtir
Em One Pice da pra citar Aokiji, Jozu, Marshall D. Teach,
CurtirCurtido por 1 pessoa
Acho muito válida essa discussão e bem bacana seu texto. Precisamos problematizar essas questões sempre!
CurtirCurtir
Falta mt representatividade msm nas mídias, mas nos animes ainda é um pouco mais compreensível, pq td é mais baseado na cultura japonesa que não é tão diversificada qt a nossa.
Até que eles se esforçam. A gente vê animes como Naruto em que fizeram um país inteiro de pessoas negras, msm fugindo do que se tem como referência no Japão.
CurtirCurtir
Muitos personagens pretos de animes são feitos pegando a modelagem de anime (nariz fino empinado, lábios finos e cabelo liso) e apenas colorem a pele num tom mais escuro. Muito difícil achar personagens com cabelos crespos (em Nana tem, mas eles ainda tem nariz fino) lábios grossos sem serem esquisitos (em Saiki Kusuo e One Piece é esquisitíssimo), e pele escura de verdade (muitos parece mais um bronzeado). Não estou dizendo que não existe preto de nariz pequeno, cabelo liso ou coisa do tipo, mas falta essa representação e eu duvido muito que seja à toa.
CurtirCurtir
O que eu fico chateado é que dá maioria das vezes em que eu vejo negros em animes, eles sempre são vilões 😦
CurtirCurtir
Discussões super necessárias. Quando pesquisei personagens negros em anime, apareceu também um outro blog defendendo que não existisse negros em anime para não perder a “essência”.
Então fica aqui o meu muito obrigada por escrever fazendo as pessoas refletirem 💗
CurtirCurtir
Que blog é esse?
CurtirCurtir