Recomendação | 16 sites e aplicativos para ler quadrinhos legalmente

O mercado de quadrinhos digitais tem se expandido consistentemente nos últimos anos devido à união de diversos fatores, que vão desde a democratização da internet e dos tablets e smartphones ao investimento de diferentes países na exportação de produtos culturais. Uma das coisas que me chamou a atenção na última edição da CCXP, por exemplo, foi o stand de Webtoons, promovido pelo Centro Cultural Coreano no Brasil, que apresentava o público às múltiplas plataformas em que se pode ler quadrinhos coreanos pelo celular ou computador, e contou com a participação dos artistas Chu Kwon e Raehyoun Song. Após o evento, o Centro Cultural Coreano no Brasil também organizou uma Exposição de Webtoons em sua sede do Centro, localizada na avenida Paulista em São Paulo, que estará disponível até o dia 08 de fevereiro.

Embora a maior parte das plataformas ainda não ofereça traduções para o português, percebe-se que existe um interesse pelo mercado internacional. Pensando nisso, resolvi montar uma lista com 16 sites e aplicativos onde é possível consumir quadrinhos legalmente, de modo a incentivar o uso desses serviços, pois quanto maior for o interesse, melhores serão as chances de vermos as histórias que amamos disponíveis em nossa língua também. A lista, a propósito, inclui todos os tipos de webcomics (mangás, manhwas, manhuas), com serviços pagos e não-pagos; alguns permitem conteúdo adulto, outros não. De qualquer forma, para quem sabe inglês, opções não faltam! Esperamos que gostem da postagem e que ela seja útil.

1. ComiXology

A ComiXology é uma subsidiária da Amazon que oferece uma enorme variedade de quadrinhos em geral, incluindo mangás. Eles têm parceria com mais de 125 editoras e milhares de autores independentes ao redor do mundo.

2. FAKKU

A FAKKU é uma editora especializada em conteúdo adulto, considerada uma das maiores do mundo com mais de 500 mil usuários registrados. Eles oferecem tanto mangás quanto doujinshis.

3. Futekiya

A Futekiya é uma plataforma especializada na localização de mangás BL para o inglês. Eles oferecem um serviço de assinatura mensal por US$ 6,99.

4. Irodori Comics

A Irodori Comics é uma plataforma especializada na publicação de doujinshis adultos. Eles oferecem serviços de localização para o inglês a mangakás que tenham interesse em expandir o seu público para o Ocidente.

5. Irodori Comics Aqua

Recentemente a Irodori Comics anunciou que também passará a lançar doujinshis não-eróticos sob o rótulo de Irodori Comics Aqua. Quatro títulos já foram confirmados e devem sair ainda no primeiro semestre de 2020.

6. Lezhin Comics

Criada em 2013, a Lezhin Comics se consolidou como uma das principais plataformas para se ler quadrinhos coreanos. Além da língua original, eles também oferecem serviços de localização para o inglês e o japonês. Embora os títulos mais famosos da plataforma possuam conteúdo adulto, suas obras não se restringem a isso. O serviço funciona por meio de um sistema de moedas: você compra um pacote com um número X de moedas e depois utiliza-as para destrancar os capítulos que quiser ler.

7. LINE WEBTOON

O LINE WEBTOON é provavelmente o serviço mais popular de quadrinhos coreanos. Lançado em 2005 pela Naver Corporation, hoje o LINE WEBTOON publica quadrinhos de artistas de vários lugares do mundo. Além disso, eles também possuem um espaço para publicações independentes. Por ser um serviço gratuito, sua popularidade cresceu rapidamente. Em 2019 a empresa implementou uma nova função no aplicativo chamada “Fast Pass“: seguindo a lógica do sistema de moedas utilizado por outras plataformas, é possível ter acesso mais rápido aos capítulos de suas publicações originais com o Fast Pass. Esses capítulos ainda serão disponibilizados gratuitamente no futuro, mas o tempo de espera para lê-los será maior.

8. MangaClub

O MangaClub é um serviço que opera mais ou menos na mesma lógica do LINE WEBTOON, porém ele é especializado em mangás. A maioria dos títulos é gratuita para os usuários registrados, mas alguns (especialmente os que possuem conteúdo adulto) são pagos. O MangaClub possui um sistema próprio, que pode ser conferido aqui.

9. MANGA Plus

O MANGA Plus é o leitor oficial da Shueisha, disponível no mundo todo com exceção do Japão, China e Coreia do Sul. É o aplicativo perfeito para quem gosta de acompanhar os títulos da Shounen Jump.

10. MangaToon

O MangaToon é mais um serviço híbrido de lançamentos gratuitos e pagos, porém há um diferencial: eles oferecem traduções para múltiplas línguas. De acordo com o site deles, as obras podem ser lidas em chinês, inglês, indonésio, vietnamita, espanhol, português e tailandês.

11. Renta!

O Renta! é um serviço pago especializado em mangás. Eles possuem dois sistemas de pagamento: dinheiro (você paga normalmente para ler as obras) ou pontos (você compra pacotes de pontos que podem ser utilizados como moedas de troca; alguns pacotes te dão pontos extras).

12. Stela Unlimited

O Stela Unlimited é um aplicativo especializado na publicação de quadrinhos e mBooks. Eles operam via sistema de assinatura, que custa US$ 9.99 ao mês.

13. Tapas

O Tapas é mais um caso de serviço que começou com a publicação de quadrinhos coreanos e acabou se expandindo internacionalmente. Ele também funciona com um sistema de moedas (nesse caso chamado de “ink“) e, assim como o LINE WEBTOON, oferece um espaço para a publicação de quadrinhos independentes.

14. TappyToon

Ao lado da Lezhin Comics e da falecida SPOTTOON, a TappyToon foi uma das pioneiras na popularização das webtoons pagas no Ocidente. A plataforma tem se expandido de forma consistente nos últimos anos, inclusive passando a oferecer conteúdo adulto, que antigamente não era permitido, e diversificando seus gêneros.

15. Toomics

A Toomics é uma plataforma que oferece tanto webtoons gratuitas quanto um serviço de assinatura para obter acesso ilimitado às suas obras, que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual. Além de conteúdo em inglês, chinês, espanhol, italiano, alemão, francês, japonês e coreano, recentemente eles passaram a disponibilizar títulos em português também.

16. WebComics

O WebComics é um aplicativo gratuito para ler manhuas (quadrinhos chineses). O serviço em inglês ainda tem muito a melhorar no quesito tradução, o que deve acontecer conforme a demanda for aumentando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s