Historicamente as temporadas de inverno costumam ser fracas. Isto não significa que não existam bons títulos, mas, em sua maioria, eles tendem a ser esquecíveis e, ao que tudo indica, em 2023 não será diferente. Embora algumas continuações de peso estejam vindo por aí, como Bungou Stray Dogs 4th Season, Ijiranaide, Nagatoro-san 2nd Attack, Tokyo Revengers: Seiya Kessen-hen e Vinland Saga Season 2, não há muitas obras que se destaquem entre o que já foi anunciado. Ainda assim, reunimos nesta postagem alguns títulos que têm potencial para entregar algo interessante. Quem sabe vem uma surpresa por aí, né?
Lembramos que quem quiser ver todos os títulos que irão ao ar na temporada, recomendamos a utilização de charts como LiveChart, AniChart, o já citado MyAnimeList ou AniDB. Nosso parceiro, HGS Anime, também é uma boa opção para quem não sabe inglês.
Buddy Daddies
Gênero: Ação, Comédia
Nº de Episódios: 13
Estúdio: P.A. Works
Material: Original
Estreia: 6 de janeiro
Site oficial: Clique aqui
PV: Clique aqui e aqui
Sinopse (Crunchyroll): A história segue Kazuki Kurusu e Rei Suwa, dois assassinos implacáveis que formaram uma dupla mesmo tendo personalidades quase opostas. Kazuki é extrovertido e adora jogos de azar e mulheres, enquanto Rei é um homem de poucas palavras que passa seu tempo livre jogando videogame. Um dia, os dois amigos acabam cuidando de Miri Unasaka, uma menina de quatro anos cujo pai é um chefe da máfia, depois que Miri acidentalmente se envolve em um tiroteio em um hotel enquanto procurava por seu pai.
Considerações: O P.A. Works é um estúdio conhecido por investir em produções originais. Embora nem sempre eles acertem, obras como Nagi no Asu kara, Shirobako, Sakura Quest e, mais recentemente, Shiroi Suna no Aquatope, conquistaram os corações de muitos espectadores. Ficarei na torcida para que Buddy Daddies seja mais uma destas animações de sucesso.
Buddy Daddies será dirigido por Asai Yoshiyuki (Charlotte, Fate/Apocrypha) e escrito por Kakihara Yuuko (Tsuki ga Kirei, Shiroi Suna no Aquatope) e Shimokura Vio (Tokyo 24-ku). O trio principal será dublado por Toyonaga Toshiyuki, Uchiyama Kouki e Kino Hina.
HIGH CARD
Gêneros: Ação, Sobrenatural
Nº de Episódios: 12
Estúdio: Studio HIBARI
Material: Projeto Multimídia
Estreia: 9 de janeiro
Site oficial: Clique aqui
PV: Clique aqui e aqui
Sinopse (Crunchyroll): Depois de saber que seu orfanato está prestes a fechar devido a problemas financeiros, Finn Oldman vai a um cassino para ganhar uma fortuna. Lá, Finn se vê envolvido em uma intensa perseguição e até tiroteio desencadeado pela “carta da sorte” de um homem. Finn eventualmente descobre que a ordem mundial é controlada por quem tem um baralho de 52 cartas “X”, que podem conceder habilidades sobre-humanas. O rei de Fourland comissionou diretamente um grupo secreto de jogadores chamado “High Card” para coletar essas cartas, que estão espalhadas por todo o mundo. Esse grupo trabalha sob o disfarce de funcionários da fabricante de carros de luxo Pinochle. Agora, escolhido como o quinto membro do grupo, Finn está prestes a embarcar com o resto do pessoal numa perigosa busca por essas cartas poderosas!
Considerações: HIGH CARD é aquele tipo de obra que tem potencial para ser muito boa ou muito ruim, pois se trata de uma criação original do estúdio TMS Entertainment em parceria com Kawamoto Homura (autor de Kakegurui) e Muno Hikaru (Build Divide). O anime será dirigido por Wada Junichi (Shuumatsu Nani Shitemasuka? Isogashii Desuka? Sukutte Moratte Ii Desuka?, Sakugan) e contará com Kuroyanagi Naoki na composição da série; já a trilha sonora ficará por conta do brilhante Takahashi Ryou (ACCA 13-ku Kansatsu-ka, SK8). Estão confirmados no elenco de vozes: Masuda Toshiki, Satou Gen, Horie Shun, Umehara Yuuichirou, Shiraishi Haruka, Seki Tomokazu, Yamaji Kazuhiro, Takeuchi Shunsuke, Sawashiro Chiharu e Sonozaki Mie.
Koori Zokusei Danshi to Cool na Douryou Joshi
Gêneros: Comédia, Romance, Slice of Life, Sobrenatural
Nº de Episódios: 12
Estúdios: ZERO-G e Liber
Material: Mangá
Estreia: 3 de janeiro
Site oficial: Clique aqui
PV: Clique aqui e aqui
Sinopse (Crunchyroll): Himoru-kun, descendendo de uma Yuki-onna moderna, acabou de chegar em seu novo trabalho, e acaba criando tempestades de neve e bonecos de neve quando é tomado por suas emoções e perde o controle. Sua paixão secreta por Fuyutsuki-san, uma colega de trabalho única, mas gentil, cresce tão forte que congela às vezes aqueles ao seu redor. Por outro lado, Fuyutsuki-san, que muitas vezes é vista como legal pelos outros, também está muito interessada no misterioso Himuro-kun. O relacionamento deles muda gradualmente através do trabalho diário e dos eventos da empresa, e eles também começam a passar tempo juntos, mas ambos são desajeitados no amor e não conseguem se aproximar…
Considerações: Não é todo dia que a gente tem a oportunidade de ver uma comédia romântica com personagens adultos em anime. Também devo admitir que a pitada de elementos fantásticos foi a cereja do bolo pra mim. Embora eu não tenha muitas expectativas em termos de animação de qualidade, sinto que esta será uma obra gostosinha de acompanhar.
Koori Zokusei Danshi to Cool na Douryou Joshi será dirigido por Mankyuu (Idolmaster Cinderella Girls Gekijou, Idolmaster Side M: Wake Atte Mini!) e terá Konparu Tomoko (Nana, Nodame Cantabile) na composição da série. Estão confirmados no elenco de vozes: Ishikawa Yui, Kobayashi Chiaki, Nakamura Shuugo, Uchiyama Yumi, Sakura Ayane, Uchiyama Kouki e Nitta Hiyori.
Mononogatari
Gêneros: Ação, Sobrenatural
Nº de Episódios: Não confirmado
Estúdio: BN Pictures
Material: Mangá
Estreia: 9 de janeiro
Site oficial: Clique aqui
PV: Clique aqui
Sinopse (Crunchyroll): A história é centrada em tsukumogamis, espíritos que habitam objetos antigos. O protagonista Hyouma Kunato começa a desprezar os tsukumogamis depois que um deles tira algo importante dele. Ele vai para Kyoto e passa a morar com Botan Nagatsuki, uma garota que adora os tsukumogamis e vive com eles como uma família.
Considerações: Confesso que fiquei levemente broxada pelo character design do protagonista, que é igualzinho ao Eren de Shingeki no Kyojin, mas darei uma chance à obra… e é claro que isso não tem nada a ver com o fato de a minha seiyuu preferida estar no elenco…!
Mononogatari será dirigido por Kimura Ryuuichi (Aikatsu! Idol Katsudou!, Kemono Friends 2) e contará com Oochi Keiichirou (Hanamatsuri, Kumichou Musume to Sewagakari) na composição da série. Estão confirmados no elenco de vozes: Ootsuka Takeo, Takada Yuuki, Sawashiro Miyuki, Tanaka Aimi, Kobayashi Chikahiro, Nakajima Yoshiki e Ueda Reina.
Mou Ippon!
Gêneros: Slice of Life, Esporte
Nº de Episódios: 13
Estúdio: BAKKEN RECORD
Material: Mangá
Estreia: 9 de janeiro
Site oficial: Clique aqui
PV: Clique aqui, aqui e aqui
Sinopse (Crunchyroll): A história gira em torno de Michi Sonoda, que planejava desistir do judô após seu torneio final do ensino fundamental, até que sua melhor amiga, Sanae Takigawa, lhe convida para continuar com o judô no ensino médio!
Considerações: É claro que como uma viciada em animes de esporte eu não deixaria uma obra focada em judô feminino passar! Esta será a estreia de Ogiwara Takeru na posição de diretor, assim como a de Satsuki Aya na função de roteirista principal. Estão confirmados no elenco de vozes: Miura Chiyuki, Hieda Nene, Itou Ayasa, Anzai Yukari, Nagase Anna e Uchiyama Yumi.
Revenger
Gêneros: Ação, Mistério
Nº de Episódios: 12
Estúdio: Ajia-Do
Material: Original
Estreia: 5 de janeiro
Site oficial: Clique aqui
PV: Clique aqui, aqui, aqui e aqui
Sinopse (Crunchyroll): Quando o mestre assassino Usui Yuen investiga uma série de assassinatos que visavam o grande clã samurai dos Satsuma, ele acaba conhecendo Kurima Raizo, membro do clã e sobrevivente de um dos ataques. Juntos, eles descobrem que todo aquele sangue derramado não foi um mero latrocínio, e passam a perseguir a verdade para sobreviver e fazer valer a sua vingança.
Considerações: Eu já tinha ficado interessada em Revenger quando soube da premissa, porém quando descobri que ele seria escrito pelo Urobuchi Gen (Fate/Zero, Psycho-Pass), carinhosamente apelidado de Butcher (açougueiro, em inglês), aí mesmo que eu fui 100% convencida a dar uma chance à obra. Revenger ainda contará com a direção de Fujimori Masaya (Shuumatsu no Izetta, Kemono Jihen) e o character design de Hosogoe Yuuji (Youjo Senki, Touken Ranbu: Hanamaru). Estão confirmados no elenco principal de vozes: Kasama Jun, Umehara Yuuichirou, Takeuchi Shunsuke, Kanemoto Hisako e Hayama Shouta.
Tomo-chan wa Onnanoko!
Gêneros: Comédia, Romance
Nº de Episódios: 13
Estúdio: Lay-duce
Material: Web Mangá
Estreia: 5 de janeiro
Site oficial: Clique aqui
PV: Clique aqui, aqui e aqui
Sinopse (Crunchyroll): Uma comédia romântica juvenil entre uma garota que é confundida com garoto e seu amigo de infância. A colegial Tomo Aizawa (Tomo-chan) quer que seu amigo de infância Junichiro Kubota a veja como uma garota de verdade, mas todas as tentativas acabam em vão. Será que Junichiro perceberá os sentimentos românticos de Tomo em relação a ele?!
Considerações: Tomo-chan wa Onnanoko! é umas das comédias românticas mais populares dos últimos anos. Concluída em 2019 com oito volumes, a obra inclusive levou o 1º lugar na categoria Web Mangá no 2º Annual NEXT MANGA AWARDS. Tenho certeza que este será um dos animes mais hypados da próxima temporada e seria legal se recebêssemos uma adaptação completa.
Tomo-chan wa Onnanoko! será dirigido por Nanba Hitoshi (Gosick, Golden Kamuy) e contará com Shimizu Megumi (Otome Game no Hametsu Flag shika Nai Akuyaku Reijou ni Tensei Shiteshimatta…, 4-nin wa Sorezore Uso o Tsuku) na composição da série, a animadora Hiraiwa Shiori no character design e o talentosíssimo Yokoyama Masaru (Shigatsu wa Kimi no Uso, Kuzu no Honkai) na trilha sonora. Estão confirmados no elenco principal de vozes: Takahashi Rie, Ishikawa Kaito, Amaki Sally, Hidaka Rina, Amasaki Kouhei e Matsuoka Yoshitsugu.
UniteUp!
Gênero: Idol
Nº de Episódios: Não confirmado
Estúdio: CloverWorks
Material: Original
Estreia: 7 de janeiro
Site oficial: Clique aqui
PV: Clique aqui e aqui
Sinopse (JBox): A série traz Akira Kiyose, que posta vídeos cantando em um site sob o pseudônimo KIKUNOYU — um dia, ele é convidado por uma agência de talentos fundada pela dueto lendário AneLa, que quer criar novos idols. Akira entra num grupo com Banri Naoe e Chihiro Isuzugawa e juntos eles vão debutar ao lado de outros grupos da produtora.
Considerações: Embora eu não seja muito fã de idols, eu não tenho como deixar passar uma oportunidade de ver o estúdio CloverWorks se aventurando em um gênero que eles nunca tinham adaptado antes. UniteUp! será dirigido por Ushijima Shinichirou (Kimi no Suizou o Tabetai) e terá Yamazaki Rino (Akebi-chan no Sailor Fuku) na composição da série, Majiro (Barakamon, Kabukibu!) no character design, e o genial Hayashi Yuuki (Haikyuu!!, Death Parade).