Especial | 11 animes de futebol para preparar o seu coração para a Copa do Mundo 2022!

Embora a escolha do Catar como sede da Copa do Mundo 2022 tenha despertado diversas críticas durante todo o período que antecede a realização do evento, o fato é que a Copa irá acontecer. Portanto, tal como fizemos em relação às Olimpíadas de Tóquio de 2020, resolvemos elaborar uma lista com onze animes de futebol para preparar os corações dos otakus que também são apaixonados por este esporte e esperam ansiosamente pelo grandioso palco que só é erguido uma vez a cada quatro anos.

Para selecionar esses 11 títulos nós estabelecemos alguns critérios. Como contar apenas com o nosso conhecimento de animes sobre este esporte específico seria insuficiente, nós achamos que seria uma boa ideia pedir uma ajudinha ao arquivo do MyAnimeList. Então, peneiramos as obras de esporte em geral e ficamos apenas com as séries que tratavam diretamente sobre futebol e que tinham sido vistas por pelo menos 10 mil usuários. Demos preferência aos títulos que já assistimos, aos que possuíam as maiores notas dentre os que não vimos, e também aos que têm continuações e/ou spin-offs em produção no momento.

Dito tudo isso, vamos à lista, que está organizada em ordem alfabética:

banneraoashi_teaser

1) AOASHI

Ano: 2022
Nº de Membros: 73.184
Nota: 7,88
Nº de Episódios: Não confirmado
Estúdio: Production I.G
Material: Mangá
Site oficial: Clique aqui

Sinopse: Aoi Ashito é um jovem aspirante a jogador de futebol de uma cidadezinha no interior do Japão. Suas esperanças de entrar em um colégio com um bom clube de futebol são frustradas quando ele causa um incidente durante uma partida crítica para seu time, o que resulta em sua derrota e eliminação de seu último torneio no ensino fundamental. No entanto, ele chama a atenção de alguém importante que estava visitando de Tóquio. Como as coisas vão acabar para Ashito?

Comentário: AOASHI é dirigido por Satou Akira (Release the Spyce) e conta com Yokotani Masahiro (Free!, All Out!!) na composição da série. A função de character designer é dividida entre Hasegawa Saki, Kawamura Toshie, Nakatake Manabu e Yamaguchi Asuka, e a trilha sonora é responsabilidade de Yokoyama Masaru.

O elenco principal de dubladores é composto por Oosuzu Kouki, Kobayashi Chikahiro, Kawase Maki, Katou Wataru, Horie Shun, Enoki Junya, Tachibana Tatsumaru, Yamashita Seiichirou, Kumagai Kentarou e Yashiro Taku.

Embora ainda esteja em andamento, com apenas oito episódios lançados até o momento, eu acredito que AOASHI tem o potencial para ser ao futebol o que Haikyuu!! foi ao vôlei e Major/Diamond no Ace foram ao beisebol em termos de anime. Você pode conferir as nossas primeiras impressões de AOASHI clicando aqui.

banner929170-0-q80

2) Aoki Densetsu Shoot!

Ano: 1993
Nº de Membros: 13.175
Nota: 7,41
Nº de Episódios: 58
Estúdio: Toei Animation
Material: Mangá
Site oficial: Clique aqui

Sinopse: Inspirado pelo desempenho fenomenal de Yoshiharu Kubo, que levou o Colégio Kakegawa a uma vitória milagrosa em um torneio de futebol, Toshihiko Tanaka decide se matricular na mesma escola que seu ídolo e se juntar ao clube de futebol, na esperança de se tornar tão bem sucedido quanto Kubo.

Agora um calouro do ensino médio, Tanaka fica arrasado quando suas expectativas de repente começam a desmoronar. Kubo – o capitão do clube – está ausente devido a uma doença. Para piorar a situação, os alunos do primeiro ano não podem praticar ao lado dos alunos do segundo ano ou se tornarem titulares do time. E para fechar o caixão de vez, há a relutância dos amigos de Tanaka, Kenji Shiraishi e Kazuhiro Hiramatsu, em se juntar a ele no clube. Embora Tanaka e seus amigos já tenham sido conhecidos como um trio de futebol avassalador na época do ensino fundamental, Kenji e Kazuhiro largaram o futebol por motivos pessoais.

Quando Tanaka começa a perder a esperança, um encontro com Kazumi Endo – uma garota de sua infância – se torna a chave inesperada para sua libertação do desespero. A desapontada Kazumi quer ver o trio se reunir, então ela resolve o problema com suas próprias mãos de maneira travessa. Assim, a carreira de futebol do ensino médio de Tanaka se prepara para dar o pontapé inicial.

Comentário: Aoki Densetsu Shoot! foi dirigido por Nishio Daisuke (Dragon Ball, Gegege no Kitarou) e roteirizado por Takegami Junki (City Hunter, One Piece). O character design foi feito por Araki Shingo (Saint Seiya, Yu-Gi-Oh) e Himeno Michi (Versailles no Bara, Gegege no Kitarou), e a trilha sonora ficou por conta de Honma Yuusuke (Yuu Yuu Hakusho, Fushigi Yuugi). Viveram os personagens principais na trama: Hidaka Noriko, Kikuchi Masami, Hayashi Nobutoshi e Midorikawa Hikaru.

Aoki Densetsu Shoot! recebeu um filme em 1994 e há uma continuação confirmada para julho de 2022 intitulada “Shoot! Goal to the Future”.

bannerArea-no-Kishi-luk-animacion

3) Area no Kishi

Ano: 2012
Nº de Membros: 69.164
Nota: 7,19
Nº de Episódios: 37
Estúdio: Shin-Ei Animation
Material: Mangá
Site oficial: Clique aqui

Sinopse: Kakeru e Suguru são irmãos que têm uma paixão ardente pelo futebol. No entanto, enquanto Suguru se torna uma estrela em ascensão no sistema de futebol sub-20 japonês, Kakeru decide assumir um papel gerencial depois de sofrer em campo. Mas devido a uma cruel reviravolta do destino, Kakeru acaba reavaliando o papel que escolheu.

Na esperança de um dia poder participar da Copa do Mundo como membro da seleção nacional, Kakeru treina mais do que qualquer outra pessoa. Ele, no entanto, não está sozinho nessa busca pela glória. A amiga de infância de Kakeru, Nana, é um prodígio do futebol, com o apelido perverso de “Little Witch”. Ela é uma jogadora de alto nível e já está jogando pela Nadeshiko Japan, a seleção feminina japonesa. O sucesso de Nana dá a Kakeru o empurrãozinho que ele precisava para alcançar seus objetivos.

Comentário: Ogura Hirofumi (Kuroshitsuji II, Hataraku Saibou!!) foi responsável tanto pela direção quanto pelos roteiros de Area no Kishi. O character design foi feito por Tsuruta Hitomi (Mangaka-san to Assistant-san to The Animation, World Trigger) e a trilha sonora ficou por conta de Inai Keiji (Nurarihyon no Mago: Sennen Makyou, Btooom!) e Iwasaki Yasunori (VanDread, Captain Tsubasa).

Estiveram presentes do elenco principal de dubladores: Sanpei Yuuko, Itou Shizuka, Fukuyama Jun, Ishida Akira, Koyasu Takehito, Kakehashi Atsushi, Hidaka Noriko, Miki Shinichirou, Shimono Hiro e Yonaga Tsubasa.

bannerEQP71nzXYAARXGc

4) Captain Tsubasa

Ano: 1983
Nº de Membros: 77.747
Nota: 7,32
Nº de episódios: 128
Estúdio: Tsuchida Productions
Material: Mangá
Site oficial: Indisponível

Sinopse (Crunchyroll): Captain Tsubasa é a emocionante história de um jovem estudante que vive, respira e sonha exclusivamente sobre futebol. Oozora Tsubasa tem 11 anos e joga bola desde pequeno, mas embora o esporte seja apenas um passatempo para seus amigos, o futebol logo se tornou uma obsessão para ele. Para perseguir seu sonho, Tsubasa se muda com sua mãe para a cidade de Nankatsu, conhecida por ter excelentes times de base. Contudo, embora Tsubasa fosse o melhor de sua cidade natal, esta nova cidade tem muito mais competição, e ele terá que abusar de todo o seu talento e habilidade para se destacar.

Comentário: Conhecido no Brasil como Super Campeões, o clássico Captain Tsubasa foi dirigido por Fukutomi Hiroshi (Gunnm, Suzuka) e roteirizado por Hirano Yasushi (City Hunter, Dragon Ball). O character design ficou nas mãos de Okaseko Nobuhiro (Uchuu Senkan Yamato, Moero! Top Striker) e a trilha sonora foi responsabilidade de Tobisawa Hiromoto. Estrelaram o cast original: Suzuoki Hirotaka, Ogai Youko, Mitsuhashi Youichi, Maruyama Hiroko, Nakahara Shigeru, Hirano Yoshikazu, Ikura Kazue, Suzuki Mie, Yamada Eiko e Sakamoto Chika.

Vale lembrar que a história de Captain Tsubasa continua em Shin Captain Tsubasa (1989), Captain Tsubasa J (1994) e Captain Tsubasa: Road to 2002 (2001). A franquia também recebeu uma série de histórias paralelas em formato de filme/OVA ao longo dos anos e um remake em 2018.

bannerTsukushi-tsukamoto-Days-Anime-2016-Wallpaper-HD

5) DAYS

Ano: 2016
Nº de Membros: 131.575
Nota: 7,17
Nº de Episódios: 24
Estúdio: MAPPA
Material: Mangá
Site oficial: Clique aqui

Sinopse (Crunchyroll): Os dois garotos se conhecem por acaso numa noite chuvosa. Um deles, Tsukushi Tsukamoto, não possui habilidades ou características que o destaque dos demais, mas esconde um coração cheio de paixão. O outro, Jin Kazama, é um gênio solitário do futebol. Quando esses dois garotos que não tem nada em comum se encontram, os ventos da mudança começam a soprar no mundo do futebol colegial. Abrem-se as cortinas para esta história tocante e eletrizante… O elo inabalável que eles compartilham os levará a realizar verdadeiros milagres…

Comentário: Uda Kounosuke (One Piece, Lovely Complex) foi responsável tanto pela direção quanto pela escrita de DAYS. O character design foi feito por Nakazawa Kazuto (Samurai Champloo, Zankyou no Terror) e a trilha sonora por Ike Yoshihiro (Ergo Proxy, Tiger & Bunny). Marcaram presença no elenco principal de dubladores: Shimono Hiro, Yasumoto Hiroki, Matsuoka Yoshitsugu, Ono Daisuke, Namikawa Daisuke, Miyano Mamoru, Yoshinaga Takuto, Sakurai Takahiro, Yoshino Hiroyuki e Konishi Katsuyuki.

Após o encerramento do anime, DAYS recebeu duas adaptações em formato de OVA: uma história paralela de dois episódios que foi lançada junto dos volumes 21 e 22 do mangá e uma continuação de três episódios intitulada “Days: Touin Gakuen-sen!”.

bannerGiant_Killing_Anime_Primavera_2010_Analise_Img1

6) Giant Killing

Ano: 2010
Nº de Membros: 64.823
Nota: 7,55
Nº de Episódios: 26
Estúdio: Studio Deen
Material: Mangá
Site oficial: Clique aqui

Sinopse (Crunchyroll): A história é sobre um time de futebol japonês que está preso há anos em uma sequência de derrotas na liga profissional japonesa e para tentar quebrar tal maldição decidem contratar o famoso Takeshi Takumi como técnico.

Comentário: Giant Killing foi dirigido por Kou Yuu (Chrno Crusade, Loveless) e roteirizado por Kawase Toshifumi (Higurashi no Naku Koro ni, Shion no Ou). O character design foi feito por Kumagai Tetsuya (Skip Beat!, Log Horizon) e a trilha sonora composta por Mori Hideharu (Ranma 1/2, Yawara!). Estiveram no elenco principal de dubladores: Seki Tomokazu, Mutou Tadashi, Oka Hiroe, Kawashima Tokuyoshi, Miyauchi Atsushi, Fukazu Tomoyoshi, Nakagawa Keiichi, Itou Kentarou, Ono Daisuke e Uoken.

Embora o anime de Giant Killing tenha passado batido por muita gente, o mangá é relativamente popular no Japão. Não é à toa que sua serialização, iniciada em 2007, segue em andamento, com um total de 60 volumes lançados até agora.

banner910631-0-q80

7) Ginga e Kickoff!!

Ano: 2012
Nº de Membros: 24.418
Nota: 7,21
Nº de Episódios: 39
Estúdio: TYO Animations
Material: Novel
Site oficial: Clique aqui

Sinopse (Filmow): A história segue um garoto que estava em um time de futebol, mas que foi desfeito devido à falta de jogadores. No entanto, após o garoto conhecer uma jogadora profissional da liga de futebol feminino, ele decide trazer a sua equipe de futebol de volta.

Comentário: Ginga e Kickoff!! foi dirigido pelo já citado Uda Kounosuke e escrito por Yamada Takashi (Captain Tsubasa J, Ojamajo Doremi). O character design foi feito por Watanabe Hajime (Kaleido Star, School Rumble) e a trilha sonora composta por James Shimoji (Redline, Hinomaru Zumou). Viveram os personagens principais na trama: KENN, Hosoya Yoshimasa, Tachibana Shinnosuke, Kobayashi Yuu, Tazawa Riiko, Nakatsu Mariko, Kikuchi Kokoro, Morikawa Toshiyuki, Koyama Rikiya e Tanaka Rie.

Ginga e Kickoff!! é um dos poucos animes de esporte em geral a apresentar um time principal formado por garotos e garotas.

bannervho9YfxltSqUUg0PgxbExB3kLiU

8) Hungry Heart: Wild Striker

Ano: 2002
Nº de Membros: 22.833
Nota: 7,56
Nº de Episódios: 52
Estúdio: Nippon Animation
Material: Mangá
Site oficial: Clique aqui

Sinopse: Kyosuke Kano viveu sob a sombra do sucesso de seu irmão Seisuke toda a sua vida, que é um jogador de futebol profissional. Cansado de ser comparado e rebaixado, ele abandonou o futebol até que um garoto de sua nova escola o descobriu e o convidou para se juntar ao time. Kyosuke se junta a ele e faz amizade com dois outros jogadores do primeiro ano chamados Rodrigo e Sakai com o sonho de se tornarem jogadores profissionais de futebol.

Comentário: Hungry Heart: Wild Striker foi dirigido por Saga Satoshi (Hunter x Hunter: Original Video Animation, Parasite Dolls) e roteirizado por Suga Yoshiyuki (Saint Seiya, Gambler Densetsu Tetsuya). O character design foi feito por Imaizumi Kenichi (Geisters: Fractions of the Earth, Yuugo Koushoujin) e a trilha sonora composta por Nakamura Nobuyuki (Chibi Maruko-chan, Mahoujin Guru Guru). Formaram o elenco principal de dubladores: Toriumi Kousuke, Ishizuka Katashi, Takatsuka Masaya, Araki Kae, Matsumoto Yoshiaki, Yusa Kouji, Yoshino Hiroyuki, Harasawa Kouki, Koyasu Takehito e Suzumura Kenichi.

bannerH2x1_CharacterHub_InazumaEleven

9) Inazuma Eleven

Ano: 2008
Nº de Membros: 183.321
Nota: 7,65
Nº de Episódios: 127
Estúdio: OLM
Material: Jogo
Site oficial: Clique aqui

Sinopse (InfoAnime): Enquanto outras escolas no Japão competem pelo título de melhor time de futebol do país, o clube de futebol da escola Raimon, chamado Inazama Eleven, esforça-se para não ser dissolvido. Mamoru Endou, neto do goleiro da primeira geração do Inazuma Eleven e capitão da equipe, assume o desafio de colocar o clube de voltar à forma. Para isso, ele vai precisar de um pouco de ajuda e um pouco mais de sorte e encontra esperança nas mãos de Shuuya Gouenji, um brilhante jovem jogador que desistiu do futebol. Mamoru está determinado a convencer Shuuya e outros novos recrutas a participar de seu time, não importa a que custo.

Comentário: Conhecido como Super Onze no Brasil, Inazuma Eleven foi dirigido por Akiyama Katsuhito (Bubblegum Crisis, Bastard!! Ankoku no Hakaishin) e roteirizado por Tomioka Atsuhiro (Tennis no Ouji-sama, Mix: Meisei Story). A responsabilidade pelo character design foi dividida entre Ikeda Yuuji (Ginga Eiyuu Densetsu Gaiden, Megaton-kyuu Musashi) e Inoue Yuuko. A trilha sonora foi composta por Mitsuda Yasunori (Kuroshitsuji: Book of Circus, Tsuki to Laika to Nosferatu). Marcaram presença no elenco principal de dubladores: Takeuchi Junko, Nojima Hirofumi, Yoshino Hiroyuki, Sanpei Yuuko, Konno Jun, Miyano Mamoru, Kaji Yuuki, Shimono Hiro, Arimoto Kinryuu e Sakurazuka Yakkun.

Inazuma Eleven possui uma série de adaptações, tanto para mangá quanto para anime, incluindo filmes e OVAs. Como continuação direta do clássico há Inazuma Eleven Go (2011), Inazuma Eleven Go: Chrono Stone (2012) e Inazuma Eleven: Orion no Kokuin (2018).

bannerkeppeki

10) Keppeki Danshi! Aoyama-kun

Ano: 2017
Nº de Membros: 168.232
Nota: 6,97
Nº de Episódios: 12
Estúdio: Studio Hibari
Material: Mangá
Site oficial: Clique aqui

Sinopse (Crunchyroll): Aoyama é um jovem e talentoso prodígio do futebol que joga no meio de campo da Seleção Sub-16 do Japão. Mas ele também é um maníaco por limpeza! A adaptação para anime de “Keppeki Danshi! Aoyama-kun” retratará as amizades que ele vai formar e os desafios que ele superar!

Comentário: Keppeki Danshi! Aoyama-kun foi dirigido por Ichikawa Kazuya (Chuubyou Gekihatsu Boy, Shakunetsu Kabaddi) e roteirizado por Gotou Midori (Hoozuki no Reitetsu, Shingeki! Kyojin Chuugakkou). O character design ficou por conta de Matsuura Arisa (Chuubyou Gekihatsu Boy, Seven Knights Revolution: Eiyuu no Keishousha) e a trilha sonora foi uma parceria entre Oosumi Tomotaka (Dagashi Kashi, Chio-chan no Tsuugakuro) e Tsutsumi Hiroaki (Ahiru no Sora, Jujutsu Kaisen). Compuseram o elenco principal de dubladores: Okiayu Ryoutarou, Haruno Anzu, Seki Tomokazu, Sugiyama Noriaki, Nojima Hirofumi, Morikubo Shoutarou, Hoshi Souichirou, Hamano Daiki, Kishio Daisuke e Neya Michiko.

De todos desta lista, Keppeki Danshi! Aoyama-kun é provavelmente a obra que menos foca no futebol em si, pois parte do seu charme está nas cenas de comédia e slice of life. Ainda assim, eu diria que vale a pena dar uma olhadinha. Você pode conferir as nossas primeiras e últimas impressões de Keppeki Danshi! Aoyama-kun clicando aqui e aqui, respectivamente.

bannerportada_sayonara-watashi-no-cramer-4

11) Sayonara Watashi no Cramer

Ano: 2021
Nº de Membros: 39.044
Nota: 6,10
Nº de Episódios: 13
Estúdio: LIDENFILMS
Material: Mangá
Site oficial: Clique aqui

Sinopse (Crunchyroll): Sem conquistar nenhum grande feito durante seu primeiro ano de colegial, a jovem Sumire Suou recebe uma tentadora proposta. Sua rival, Midori Soshizaki, lhe convida para jogar em seu time, prometendo-lhe que ela “nunca mais jogará sozinha”. Dividida entre aceitar ou não a proposta, é assim que começa esta história, cheia de personalidades únicas e grandes craques da bola!

Comentário: Sayonara Watashi no Cramer foi dirigido por Takuno Seiki (Yamada-kun to 7-nin no Majo, Udon no Kuni no Kiniro Kemari) e roteirizado por Takahashi Natsuko (07-Ghost, Tokyo Magnitude 8.0). O character design foi feito por Itou Eriko (Udon no Kuni no Kiniro Kemari, Koi to Uso) e a trilha sonora composta por Yokoyama Masaru (Arakawa Under the Bridge, Shigatsu wa Kimi no Uso). Formaram o elenco principal de dubladores: Wakayama Shion, Shimabukuro Miyuri, Kokido Shiho, Yuuki Aoi, Kurosawa Tomoyo, Kiso Hiroko, Kuroda Takaya, Suwabe Junichi, Oomori Nichika e Ishikawa Yui.

Você pode conferir as nossas primeiras e últimas impressões de Sayonara Watashi no Cramer clicando aqui e aqui, respectivamente.

Vale lembrar que Cramer também possui uma prequel em formato de filme intitulada “Sayonara Watashi no Cramer Movie: First Touch”, lançada no mesmo ano em que o anime estreou.

BÔNUS:

bannerac62694135d588f15256fe22e2fd451b1628762705_main

Blue Lock

Ano: 2022
Nº de Membros: 64.972
Nota:
Nº de Episódios: Não confirmado
Estúdio: 8-bit
Material: Mangá
Site oficial: Clique aqui

Sinopse (Crunchyroll): A eliminação do Japão da Copa do Mundo de 2018 fez a União Japonesa de Futebol começar um programa com foco em convidar estudantes para participar de uma seleção de jogadores para treinar e se preparar para a Copa do Mundo de 2022. Yoichi Isagi, um atacante no time de sua escola, recebe um convite para participar do programa logo após seu time perder as finais do campeonato de Saitama e deixar escapar a chance de jogar o campeonato nacional.

Comentário: Vem aí! Estamos botando bastante fé no anime de Blue Lock por aqui, anunciado para outubro deste ano, especialmente a parte da equipe que já leu o mangá. O conceito de “battle royale de futebol onde o mais egoísta vence” pode parecer bizarro, mas também é inovador o suficiente para se destacar. E funcionou! Vencedora do 45º Kodansha Manga Awards, a série já tem spin-off anunciado e figura constantemente entre os mangás mais vendidos no Japão.

Se a adaptação for bem feita, é um sucesso garantido para os próximos anos, visto que a obra segue em publicação, sem sinal de estar perto do fim. O diretor Tetsuaki Watanabe tem pouca experiência, mas já trabalhou em animes de esporte: dirigiu um episódio de Haikyuu!!, assim como uma adaptação em anime dos jogos Powerful Pro Yakyuu (conhecido fora do Japão como Power Pros/eBaseball). Para ajudar com a tarefa, temos Taku Yamashiro como escritor e series composer. Além de ter cumprido as duas posições durante todas as temporadas de Haikyuu!!, ele também o fez recentemente em Fruits Basket e Fugou Keiji: Balance:UNLIMITED. Já no quesito visual, o estúdio 8-bit tem focado em TenSura ultimamente, mas também apresentaram bons trabalhos em Hoshiai no Sora e OshiBudo. Parece promissor!

Um comentário em “Especial | 11 animes de futebol para preparar o seu coração para a Copa do Mundo 2022!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s